Labels

  • 1 (1)

domingo, 30 de setembro de 2012

VIOLÃO


OBS: Este tópico não é um curso completo e sim um mini-resumo da procedência para se ter um idéia de como tocar violão. Procure revistas e sites de músicas com cifras para tocar no violão e pratique bastante para você ficar bem afinado no violão, dedica-se a esse instrumento tão maravilhoso e acessível ao músico iniciante e profissional.
 
Partes do Violão e Partes das Mãos para tocar Violão

Antes de aprender a tocar um violão, teremos que conhecer as partes do violão. Veja:
 
Esta são as partes do violão que está aparecendo acima. Agora iremos conhecer os dedos que irão ser utilizados para tocar o violão. Teremos 05 (cinco) dedos para tocar e dedilhar as cordas e teremos 04 (quatro) dedos da mão esquerda para dar o acorde do violão. Veja:
Mão Esquerda: 1 - Indicador; 2 - Médio; 3 - Anular; 4 - Mínimo.
Mão Direita: P - Polegar; I - Indicador; M - Médio; A - Anular.
 
Conhecendo as quatros dedos da mão esquerda e cinco da mão direita, poderemos começar o método de como tocar o violão. Mas antes de começar a tocar violão, teremos que aprender de como afinar o violão.
  • A corda no topo é a mais grossa - 6° corda (memorize bem o numero de cada corda);
  • A corda na extremidade inferior é a mais fina - 1° corda.
  •  
    Método de Afinação Tradicional do Violão

    Para afinar o violão teremos que dispor de um "DIAPASÃO" sonoro (Sanfona, Teclado, Piano, etc.) para poder igular o som da quinta corda solta do violão (LA). Se o mesmo som da quinta corda for emtido o mesmo som pelo "DIAPASÃO", começaremos afinar outras cordas, pois a quinta corda do violão já está afinada.
    Agora iremos afinar todo o violão predendo a 5ª corda do violão com o dedo médio na quinta casa do violão igualando o som da 4ª corda com o da 5ª corda presa.
    Para afinar a 3ª corda do violão, iremos afinar predendo a 4ª com dedo médio na quinta casa do violão igualando o som da 3ª corda matendo a 4ª corda presa.
    Para afinar a 2ª corda do violão, prenda a 3ª corda do violão com o dedo médio na quarta casa do violão e iguale o som da 2ª corda ao da 3ª corda presa.
    Prendendo a 2ª corda do violão com o dedo médio na quinta casa do violão, você afinará a 1ª corda do violão.
    Para finalizar, iremos afinar a 6ª corda do violão, basta prender a mesma corda do violão, que é a 2ª corda do violão para igular a mesma ao som da quinta corda solta do violão.
    Se você afinou as cordas do violão corretamente, você poderá tocar o violão.
    ATENÇÃO: Antes de começar a tocar o violão, você deve sempre refazer o processo de afinação, pois é muito importante que o violão esteja bem afinado.
    Indicações de Acordes

    O acorde é a produção de vários sons tocados simultaneamente em várias notas executadas ao mesmo tempo. O indicador de acorde é a reprodução da parte do braço do violão, o qual aparecerá no decorrer da letra da música, indicando o acorde que deverá ser feito naquele momento. Nós temos os seguintes indicador de acorde que são DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI. Nessas indicações de acordes do violão temos o RITMO (BATIDA) indicando por setas para cima e para baixo como o exemplo abaixo:
    Na batida norma como exemplo acima, indica as setas, as sete para baixo indica que é está tocando as cordas de cima para baixo da 6ª corda do violão a 1ª corda do violão e com seta para cima fazendo o movimento ao contrário. Já os dedilhado se usa o dedos (PIMA), onde o dedo polegar representado pelo ponto em negrito que irá tocar as 6ª, 5ª e 4ª cordas do violão e os dedos indicador, médio e anular que são representados por um X, tocarão as 3ª, 2ª e 1ª cordas do violão respectivamente. Veja:


    Em algumas músicas, o dedilhado e anular poderá ser feito de forma diferente do que citada acima. Nestes casos deve-se seguir o dedilhado mostrado acima que aparece no decorrer de cada música. O indicador contidos acima, chamamos de cifra que equivale ao nome do acorde, a posição do acorde, a forma, juntamente com o dedilhado. Conheça as cifras e as notas do acorde:
     
     
    DO Maior = C - RE Maior = D - MI Maior = E - FA Maior = F - G Maior = SOL - LA Maior = A - SI Maior = B. 
    DO Menor = Cm - RE Menor = Dm - MI Menor = Em - FA Menor = Fm - SOL Menor = Gm - LA Menor = Am - SI Menor = Bm.
    DO 7 = C7 - RE 7 = D7 - MI 7 = E7 - FA 7 = F7 - SOL 7 = G7 - LA 7 = A7 - SI 7 = B7 (Acordes maiores com 7).
    DO Menor 7 = Cm7 - RE menor 7 = Dm7 - MI Menor 7 = Em7 - FA Menor 7 = Fm7 - SOL Menor 7 = Gm7 - LA Menor 7 = Am7 - SI Menor 7 = Bm7 (Acordes menores com 7).
    D

    3 comentários:

    1. gostei da aula de violão muito obrigado.

      ResponderExcluir
    2. que bom, que a senhora gostou, muito obrigado por visitar meu blog

      ResponderExcluir
    3. Brother gostei muito. O Adim é o mesmo que D#dim?

      ResponderExcluir